Coisas que a Internet destruiu!

Alguns anos atrás (muitos anos) o mundo protestou contra a revolução industrial! Muitos diziam (e estavam certos) de que as “máquinas” iriam tirar o emprego das “pessoas”! Diziam na época, que UMA MÁQUINA substituía 10 pessoas ou mais…

Hoje, a mesma coisa acontece (só que sem os protestos – kkk) com relação a internet! Se formos analisar os fatos veremos que a internet destruiu ou afetou muita coisa…

Na minha lista pessoal, eis “algumas” coisas que a internet DESTRUIU OU AFETOU – Sei que tem muito mais, mas no momento vou apenas mencionar alguns:

  • Agencia de Viagens – ao contrário de anos passados, onde as Agencias de Viagens eram vibrantes e dinâmicas, hoje elas fazem parte de um passado quase esquecido! Exceto alguns raros casos (como a CVC – que se especializa em pacotes e grupos – e eles também estão mal das pernas), a maior parte das transações nessa área são feita pela internet!
  • Bancas de Jornal – antigamente se tinha uma em cada esquina! Hoje com a leitura digital, através de tablets e leitores eletrônicos, são poucos os que ainda leem a literatura impressa! Hoje se lê jornais no celular e computador, tudo graças a internet – só que isso faliu muitas grandes empresas no mundo todo, que tinham como foco principal a indústria impressa!
  • Industria Fonográfica – Quem ainda ouve CD´s ou DVD´s? Aliás, quem ainda tem aparelhos que tocam CD? Antigamente havia muitas lojas de discos espalhados por todas as partes. Do vinil fomos ao CD e do CD ao DVD e assim por diante… a INTERNET bagunçou todo esse mercado! Agora com os aplicativos que baixam musicas direto ao seu Celular, ninguém mais compra esse material! Os artistas ganham mais pela internet, do que com a venda física de suas musicas!
  • Correios - exceto para o transporte de documentos importantes e necessário, as correspondências eletrônicas acabaram de vez com a carta escrita! Se os Correios não fossem uma estatal, ele já teriam enxugado sua estrutura… aliás, os Correios hoje mais vendem outros produtos (como Tele sena) do que realmente para o ramo das comunicações!
  • Locadora de Filmes – quando foi a ultima vez que você viu uma locadora de vídeos? Lembra quando elas ocupavam quase todas as esquinas de nossas Cidades??? Com o You Tube, ninguém mais aluga filme nenhum!
  • Comercio Varejista – mais e mais, as lojas estão optando por vendas via internet! Difícil ter uma rede nacional de lojas, que não tenha um site pela internet! Nos Estados Unidos, é vendido mais pela internet do que em lojas físicas! Nesse sentido, podemos dizer que a internet estimulou em muito as empresas de logísticas! Entregar as mercadorias em casa, virou um grande desafio para os grandes vendedores virtuais  como a Amazon.com
  • Industria Fotográfica – Quando eu era jovem, em Porto Alegre tinha uma loja da “Cambial” em cada esquina! Essa loja vendia todo o tipo de equipamento para foto e imagem! Além de vender os equipamentos, eles também revelavam fotos! Hoje ninguém revela fotos… todas as nossas fotos estão em “nuvem”, nos Celulares, arquivados na internet! Quer uma foto? Busque no Google! Ou no Facebook? Ou em alguma parte desse mar imenso da internet!
  • Guia 4 Rodas – antigamente a editora Abril publicava todos os anos um Guia Rodoviário nacional! Eu tenho vários deles em casa… antes do GPS e da internet, se você quisesse viajar e não conhecia o caminho tinha que comprar esses mapas! Hoje o Google, destruiu por completo essa indústria e quem tem mapas impressos e bom guardar pois isso será uma relíquia em breve!
  • TEMPO EM FAMILIA – Essa não pode ficar de fora!!!! Mas hoje em dia, quando a família se reuni é para fazer o que? Dialogar? Rir? Contar causos? Não isso é coisa do passado… hoje em dia para ter diversão em Família basta ter uma boa conexão de WIFI e alguns celulares ou tablets… o resto a gente inventa!

Isso tudo é tão sério, que de acordo com um Estudo da UFSS em 2013, a internet foi responsável por um remapeamento profissional de mais de 30% da população, inclusive ela teve participação no nível de desemprego na época!

É para pensar e refletir!!! APENAS ISSO…

Robert Cleveland Lambeth

**************************************************************************

Nosso irmão Adriano Nogueira, aqui em nossa Igreja tem um blog que ensina qualquer pessoa a usar o Auto CAD. Isso é um programa de desejo arquitetônico ou de qualquer tipo de desenho… é muito interessante! É um campo novo e promissor! Confira lá!

 

www.cadesenhos.blogspot.com

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário