Quanto se deve pagar um pregador?

Antes de escrever sobre o tema acima, quero me escusar pela minha ausĂȘncia no blog! A cada semana, tenho publicado fotos, artigos antigos, anĂșncios… Mas isso nĂŁo Ă© o meu habitual! Gosto de escrever sobre assuntos relevantes, atuais e importantes para o reino de Deus (apesar de que os anĂșncios que tenho publicado tambĂ©m Ă© importantes)… Esse fato se deve aos muitos compromissos de inicio de ano. Hoje Ă© apenas o 16° dia do ano, tenho participado de inĂșmeras reuniĂ”es em diversos lugares do Brasil… Janeiro sempre Ă© corrido… De qualquer maneira, obrigado por sua paciĂȘncia!

*** Prepare-se para o grande Jejum Coletivo do Povo de Deus! Queremos todos participando… serĂĄ algo bem especial e MUITO importante para o restante do ano de 2013! DeverĂ­amos de fazer esse movimento na primeira semana do ano… Mas muitos viajam e etc.… entĂŁo sempre esperamos atĂ© fevereiro! NOS AJUDE A  MOBILIZAR… PROMOVER EM SUA IGREJA, FALAR, DIVULGAR… A BENÇÃO SERÁ GRANDE!

********************************************************************

Quanto se deve pagar um pregador???

O que me motivou a escrever sobre isso, foi a reportagem maliciosa da VEJA SĂŁo Paulo dessa semana. Nela a capa diz – PROFISSÃO: PASTOR

Ao ler a reportagem, notei um tom de critica muito forte contra o MinistĂ©rio. Esse veiculo de comunicação, critica os altos salĂĄrios de Pastores, que as vezes nem preparação teolĂłgica possuem. Diz a reportagem de que alguns “Pastores”, ganham atĂ© R$ 22,000.00 por mĂȘs. EU CONFESSO QUE EU NÃO GANHO NEM 1/3 DESSE VALOR… ALIÁS, EU MESMO NÃO CONHEÇO NINGUÉM QUE GANHA ISSO!

Adiante na reportagem, fala-se do valor pago aos pregadores estrelas para pregar e cantores que vĂŁo a esses eventos especiais. Na reportagem o Malafaia disse que pagou US$ 60,000.00 para o T.D. Jakes pregar 3 mensagens, semana passada na ESLAVEC.

Ai chegamos no assunto que quero abordar… QUANDO SE CONVIDA UM PREGADOR A PREGAR EM SUA IGREJA, QUANTO SE DEVE PAGAR?

Eu pessoalmente, creio que essa pergunta Ă© atual e muito pertinente… AtĂ© porque, isso desinfla os egos exaltados e ajuda os Pastores a saber como devem proceder nessa parte.

EntĂŁo vamos a resposta…

Primeira coisa: porque convidamos alguém vir pregar em nossas Igrejas? Qual deve ser o sentimento do que foi convidado ao aceitar o convite? Porque fui convidado? Porque devo aceitar o convite? Isso precisa ser acertado!

Resposta: nas Igrejas biblicamente baseadas, o convite sempre foi motivado, por um desejo do Pastor local em ver sua congregação crescer (em todos os sentidos). Creio que cada Pastor que se preza, antes de convidar alguĂ©m, ora e busca a vontade de Deus, sobre quem convidar! Logicamente, isso sĂł acontece nas Igrejas verdadeiramente ApostĂłlicas (ou Igrejas Biblicamente baseadas). Quem convida pregadores “estrelas”, no sentido de marketing, atĂ© mesmo querendo ganhar dinheiro em cima do evento… Isso nĂŁo Ă© abençoado por Deus. Quando eu convido alguĂ©m para pregar na minha Igreja, minha motivação Ă© uma sĂł: OUVIR A VOZ DE DEUS E VER CRESCIMENTO ESPIRITUAL ENTRE A IRMANDADE.

Ai chegamos a responsabilidade do que Ă© convidado! Se vocĂȘ foi convidado, lembre-se do que vocĂȘ leu acima! VocĂȘ foi convidado para ser uma benção, para ajudar, para ser um vaso nas mĂŁos de Deus! Quem aceita convite com QUALQUER OUTRA MOTIVAÇÃO ALÉM DESSA, ESTÁ FORA DA VONTADE DE DEUS!

Se isso que eu escrevi acima acontecer (Pastor convida com a motivação certa e o pregador aceita o convite na motivação certa), a pergunta-titulo dessa crÎnica jå foi respondida! A questão material nem entra na equação!

Claro que Ă© digno o obreiro do seu salĂĄrio… Por isso, nĂŁo deixamos essa parte de fora! Mas quanto se deve pagar? Muitos nĂŁo fazem mais eventos em suas Igrejas, por acharem-se sem condiçÔes de bancar os altos custo de um evento… E claro que um evento custa dinheiro… Mas ele precisa ficar dentro de suas proporçÔes…

Então vamos estabelecer critérios:

  • Pastor Vizinho (mora na mesma Cidade) – vocĂȘ convida ele para pregar em sua Igreja, pague pelo menos a gasolina e um lanche apĂłs o culto! Isso Ă© o mĂ­nimo!
  • Pastor do mesmo estado – VocĂȘ convida ele para uma noite de pregação, pague a gasolina, pedĂĄgio,  alimentação e pouso se necessĂĄrio. Nesse caso, pode-se tambĂ©m dar uma oferta… (caso o Pastor convidado faltou seu trabalho material para vir ao evento)… Qual o valor dessa oferta? Um dia de trabalho!
  • Pastor de fora do Estado – Nesse caso, usualmente o convidado vem para um final de semana ou algo assim! Quase ninguĂ©m traz um pregador de longe para um dia apenas… Nesse caso, o custo Ă© maior – passagens, pouso, alimentação e oferta! Quanto de oferta? Um dia de trabalho para cada dia que ele estiver em sua Igreja!

Vamos a outros pontos importantes…

  • Uma coisa Ă© clara em tudo que escrevi: o pastor que convida, tem que cobrir TODAS AS DESPESAS… O pregador que Ă© convidado nĂŁo deve ir visando lucro… Mas tambĂ©m ele nĂŁo pode ficar no prejuĂ­zo!
  • Quando falamos que o pagamento deve o equivalente a um dia de trabalho, isso significa em torno de R$ 100,00 a R$ 150,00 por dia(acho isso razoĂĄvel – talvez um pouco mais ou um pouco menos)
  • Claro que num caso especial, um pregador de longe, numa obra missionĂĄria, famĂ­lia carente ou uma necessidade especial… a Igreja pode ser motivada a dar mais!
  • Fora isso, o intercambio ministerial nĂŁo pode visar lucro… ele Ă© baseado no companheirismo e amor reciproco.  (um dia eu aĂ­, outro dia vocĂȘ aqui)
  • TambĂ©m tem outro caso que acontece com frequĂȘncia… Um Pastor de um Congregação pequena e pobre, convida outro Pastor para vir, pregar e ajudar-lo. O Pastor convidado, ao saber das condiçÔes da Igreja promotora do evento, acaba ele pagando suas despesas, levando cesta bĂĄsica, roupas para distribuir e ainda ELE deixando uma oferta! Isso tambĂ©m Ă© comum… E MUITO IMPORTANTE! Como eu disse, nossa visĂŁo Ă© o lucro do reino de Deus!
  • O que nĂŁo pode acontecer Ă© o Pastor promotor lograr seu convidado (Tendo condiçÔes de dar e nĂŁo dĂĄ) nem o pregador convidado lograr a obra de Deus, se recusando a ir porque o “cachĂȘ” Ă© pequeno!

Por exemplo…

  • Quando eu convido alguĂ©m para pregar, tento tratar eles o melhor que eu posso! Isso Ă© o mĂ­nimo… Pois num intercambio desses, o que mais vale Ă© a comunhĂŁo, estar junto, comer uma boa comida, ter um tempo para bate papo… Isso Ă© saudĂĄvel!
  • TambĂ©m, sempre levo em consideração a ocupação do meu convidado! Se ele trabalha materialmente, se ele Ă© Pastor de uma Igreja, se ele Ă© apenas um obreiro… tudo isso influencia nesse assunto.
  • As vezes um Obreiro Local, vem sĂł pelo prazer de pregar! Nesse  caso, para ele a gasolina estĂĄ mais do que bom…
  • Se Ă© um Pastor ativo, possui muitas tarefas e responsabilidades… nesse caso, eu sei que o tempo dele Ă© limitado… entĂŁo eu pago as despesas, trato bem, e dou um presente ou algo assim e uma oferta (nĂŁo posso tratar o Presidente de um obra como um obreiro)…

Cada caso Ă© um caso… Mas esse negĂłcio de colocar preço, cobrar para pregar, exigir hotel 5 estrelas… Isso nĂŁo Ă© de Deus! Claro, sempre se deve desejar tratar o homem de Deus bem… Mas se ele Ă© homem de Deus, ele vai entender suas limitaçÔes (isso Ă© se vocĂȘ nĂŁo for mentiroso) e ele ficarĂĄ contente em ficar num hotel 2 estrelas ou atĂ© no porĂŁo da Igreja… Se isso Ă© o melhor que vocĂȘ pode fazer… entĂŁo amĂ©m!

Lembre-se: trate o seu convidado, como vocĂȘ gostaria de ser tratado… Isso ajuda em muito saber como se deve agir

O grande problema da atualidade, Ă© que muitos pregadores viraram mercenĂĄrios. Cantores que cobram horrores para “louvar a Deus”… isso Ă© ridĂ­culo! Por outro lado, sabemos que tudo tem seu preço, um custo e uma despesa… Mas isso deve ser sempre tratado na humildade tanto para quem convida, como para que Ă© convidado! Quando o dinheiro falar mais alto, a unção de Deus sai pela porta dos fundos!

Robert Cleveland Lambeth

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho trĂȘs filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio