Série Como Vencer!

O que você está ppor ler, é uma sinopse da mensagem que eu preguei ontem a noite na Igreja Apostólica do Campo Grande em Campinas. Cada semana, vou estar abordando um tema, de relevancia, sobre coisas que encomodam as pessoas e as impedem de viver uma vida vitóriosa!!! Hoje vou falar sobre como vencer o sentimento de culpa…

Alguns pontos importantes antes de começar:

· Acredite, tem muita gente sendo impedida de prosperar espiritualmente por causa desses assuntos que vamos abordar.

· Vou procurar explicar detalhadamente cada assunto, mas mesmo tendo alguma duvida, por favor me procure: clambeth@terra.com.br

IMPORTANTE: ESSE ASSUNTO HOJE, NÃO TRATA DE NENHUM ATO, FEITO OU ATITUDE QUE VOCÊ FEZ ANTES DO BATISMO!!!! O BATISMO LIMPA TUDO DE ERRADO QUE FIZEMOS!

1º Assuntos: Como Vencer o Sentimento de Culpa, Remorso ou a Consciência Pesada...

· Eu vou tentar explicar que tipo de “sentimento de culpa” que estou me referindo. Logicamente que todos nós temos coisas que já fizemos que nos envergonha e nos traz tristeza, e essas coisas dificilmente serão esquecidas ou saradas.

  • Por exemplo, uma briga no transito.
  • Um acidente no trabalho, que foi culpa sua.
  • Uma palavra ofensiva que você numa hora de nervosismo desferiu a alguém
  • Um mico que você tenha pagado...
  • Enfim, algo que você não consegue esquecer, mas que lhe traz tristezas ou lagrimas e etc... Para esses casos, é melhor não lembrar isso, pois usualmente essas coisas não tem como consertar.

· O sentimento de culpa que eu me refiro, é aquela dor acusatória que vem sobre nós e que nos atormenta quase todos os dias!

o É como se todos os dias, tivéssemos que lidar com esse sentimento!

 Ele nos machuca, ele nos abate, ele nos aflige...

· Quando estamos em baixa, esse sentimento de culpa nos diz:: “pare de lutar, se entregue, você já fez o que não devia, você não vale nada mesmo e etc” e quando estamos em alta, quase alcançando a vitória do Senhor, essa voz nos diz: “Você aí cantando? Você ai pregando? Você querendo ser santo... orando pelas pessoas? Já esqueceu o que você fez????”

Então em outras, em qualquer ocasião da vida, esse sentimento nos puxa para baixo!

· Agora veja bem, não podemos confundir a “culpa” com a “vergonha”. Vergonha sempre iremos ter do nosso passado... se você não tem vergonha do seu passado, então você ainda não se arrependeu! Há uma diferença entre culpa e vergonha!

· ENTÃO O QUE É ESSA CULPA OU REMORSO? DO QUE É QUE ESTOU TENTANDO FALAR???

DEFINIÇÃO: Culpa ou remorso, é o sentimento causado por um erro que você cometeu no oculto! Sozinho ou com alguém!

o Por exemplo um atropelamento, numa noite escura, numa rua deserta sem querer você atropela uma pessoa, acaba tirando a vida dessa pessoa e para piorar você empurra o corpo para o acostamento (ocultando o cadáver) e foge! VOCÊ PODE VIVER 100 ANOS, VOCÊ NUMA IRÁ VENCER O SENTIMENTO DE CULPA POR ESSE ATO! O tempo não apaga essa dor e esse sentimento de culpa!

· A razão que esse ato lhe traz tanta dor, é que você sabe que agiu errado, se arrepende do que fez, mas agora é tarde (ou quase tarde) demais para consertar! Um erro oculto acaba inflamando o seu espirito e roubando a sua paz para sempre!

· Veja bem, além da dor em saber que você não tratou do seu erro, e ele está escondido no seu coração... você também sabe que Deus conhece o seu ato!!

  •  Romanos 2:16 – Isso sucederá no dia em que Deus irá julgar os segredos dos homens, por meio de Jesus Cristo e segundo o meu evangelho!
  •  Salmos 90:8 – Diante de ti puseste as nossas iniquidades, e os nossos pecados ocultos á luz do seu rosto!
  •  Isaias 29:15 – Ai dos que profundamente escondem do Senhor o seu pecado e fazem as suas obras as escuras! Eles não prosperarão

· A razão que sentimos dor, é que o problema não foi tratado, e se ele não foi tratado, o seu erro ou pecado, ainda está diante de Deus!

· E COMO VINAGRE NA FERIDA, NÃO SOMENTE VOCÊ OCULTOU O ERRO, VOCÊ SABE QUE DEUS TAMBÉM SABE, E NÃO TENHA DUVIDAS: O diabo TAMBÉM CONHECE O TEU ERRO E ELE TE ACUSA DE DIA E DE NOITE!!! COMO TER PAZ COM TUDO ISSO?????

o Apocalipse 12:10 – O diabo é chamado de acusador... ele só pode acusar-nos daquilo que ele sabe ser verdade! – É por isso que quando você vai cantar, aquela voz te acusa... pois o inimigo sabe que você fez coisas erradas e ainda não tratou delas!

§ Veja bem, das coisas do nosso velho homem, o inimigo nada pode fazer, pois isso está debaixo do sangue... Antes do batismo... por isso que essas coisas não nos perturbam... apenas nos trazem vergonha!

· Mas nossos erros ocultos, são sim lembrados todos os dias por nós... e quando estamos tentando esquecer, vem o inimigo e nos lembra!!!

· Veja como reage o culpado:

  • Prov 28:1 – Fogem os ímpios sem que ninguém os persiga... (o culpado se sente mal, sem motivo externo... pois o problema dele é interno... aquela voz nunca se cala)
  •  Prov 28:9 – O que desvia os ouvidos de ouvir a lei de Deus, até a sua oração é abominável – Então, quem tem pecado oculto (que causa esse sentimento de culpa), ora mas Deus não atende e quando chora, ele não chora pela presença de Deus... ele chora por causa da culpa e da vergonha!

· Então qual é a solução desse problema???? COMO VOU ME LIVRAR DESSE SENTIMENTO DE CULPA??? COMO VOU VENCER ISSO??? ESSE NEGÓCIO ESTÁ ME MATANDO!!!

· SÓ EXISTE UMA SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA: CONFESSAR!!!!

  •  I João 1:9 - Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar – Qual a prerrogativa para o perdão???? O confessar!
  • Tiago 5:16 – Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados!
  • Provérbios 28: 13 – O que enconbre suas transgressões NUNCA prosperará, mas o que as confessa achará misericórdia!

· Quando você desceu nas águas de batismo, você confessou os seus pecados através do arrependimento – sem confessar, não há arrependimento! Hoje o método é o mesmo!

· Esse problema não ataca só os crentes.... qualquer ser humano, é incomodado com os seus erros ocultos! PORQUE SERÁ QUE AS CLINICAS DE PSICANALISE ESTÃO SEMPRE CHEIAS...

  • Confessionário – Todo mundo quer desabafar...e é fácil confessar para o Padre, escondido atrás da cortina!!!
  •  Já parou para pensar o porque tem tantas pessoas que cometem suicídio???? Nem sempre é a depressão... as vezes é a acusação (pelo menos esse foi o caso de Judas)

· AGORA VEM OUTRA PERGUNTA MUITO IMPORTANTE... PORQUE DEUS IMPLEMENTOU ESSE PLANO DE REDENÇÃO? SERÁ QUE DEUS QUER VER NÓS PASSAR VERGONHA OU SENTIR A DOR DO NOSSO PASSADO OCULTO NOVAMENTE? A RESPOSTA É NÃO!!!

  • · Não há nada que traz mais alivio do que confessar!
  • · Confessar nos ajudar a sarar!!! Até o dia em que você não confessar seus pecados, não vai haver curar!

COMO PODE DEUS AJUDAR ALGUÉM QUE NÃO ADMITE QUE TEM UM PROBLEMA???

As razões do porque temos que confessar:

EXEMPLO: Atropelar e fugir...

Nos traz alivio e cura! Por pior que seja a dor de confessar, ela é menor do que a dor do ocultar! Todo mundo se sente bem quando confessa!

Expõe a nossa fraqueza – nos torna monitoráveis – Alguém vai lhe monitorar para que não aconteça novamente!

· Alcoólatras anônimos

Diminui a sentença – Todo crime confesso, tem uma pena menor! O SALARIO DO PECADO É A MORTE... Todo o pecado será punido!!! O PECADO MATOU JESUS... SERÁ QUE NÃO DEVEMOS MATAR O PECADO!

Expõe o nosso arrependimento

· Sinais de alguém arrependido

  •  Confessar: Mente e Boca
  •  Quebrantamento: Emoções e Expressões
  •  Mudança: Vontade e Obras

A quem confessar – A CURA COMPLETA SÓ VAI VIR SE VOCÊ CONTAR TODA A VERDADE...

· Deus – (mas ele somente não adianta! Se adiantasse, então porque você ainda se sente culpado? Porque então o diabo ainda tem poder de lhe acusar?)

· O Pastor – (alguém disse: eu não confio no meu Pastor! Bem nesse caso, você tem dois problemas!!! Se alguém da minha Igreja não confia em mim, eu sugiro que você procure outro Pastor!) O Pastor também irá lhe ajudar a decidir a quem mais você deve confessar!

· O Marido ou a Esposa

· Patrão

· Policia

· A PESSOA PREJUDICADA

Perguntas:

  • - E o meu casamento?
  • - E o meu emprego?
  • - E a minha reputação?
  • - E o meu nome?

Se você não aplicar esse método de Deus em sua vida, um dia, se casamento vai cair, reputação, nome... tudo cai por terra!

NÃO TEM NINGUÉM QUE JÁ TENHA PASSADO PELO CONSTRANGIMENTO DO CONFESSAR E PAGAR, QUE HOJE NÃO VIVE UMA VIDA FELIZ E ALIVIADA!!!

ELE É FIEL E JUSTO PARA NOS PERDOAR!!!

Robert Cleveland Lambeth – Apenas expondo alguns de meus pensamentos!!!

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário