Série Como Vencer??? Parte II

2º Assunto: Como vencer a Tentação?

I Corintios 10:12 – 13 “Aquele pois que pensa estar de pé, cuide para que não caia. Não veio sobre vós tentação senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar”.

O que é a tentação: é o desejo que nos induz a pecar!

A pergunta é simples: Como vencer a tentação? E para uma pergunta simples, a resposta também é simples: EVITAR AQUILO QUE NOS TENTA!

*** Ao invés de gastar seu tempo orando para Deus tirar nossas tentações... Devemos simplesmente fugir disso que mexe com aquele lado ruim que todos nós temos!

Vamos por partes:

· Toda a tentação é humana...

  • Em outras palavras, toda a tentação pode ser vencida em nível humano! Se for uma tentação espiritual, ela tem que ser vencida no Espirito!
  • O que a Biblia estava nos dizendo, é que a tentação não é algo sobrenatural que não pode ser vencida pelo homem!
  • Tem muita gente que diz que “tentação vem do inferno, ou do diabo”... o diabo pode até excitar nossas tentações, mas a tentação em si, é humana!

· Toda Tentação tem que ser provocada!

  • Ou seja, nós não somos tentados de repente... esse sentimento tem que ser provocado – Pelos olhos, ouvidos, cheiros, lugares ou ambientes!

· Toda a tentação é resistível... ela pode ser vencida!

  • Nenhum tentação é mais forte do que nós!

· E para toda a tentação há um escape...

Qual é o escape que Deus deixou para nós? A PORTA!

NINGUÉM É OBRIGADO A FICAR NUM LUGAR, E SER TENTADO ATÉ CAIR... O CONSELHO QUE DEUS NOS DÁ É O DE EVITAR AQUELE LUGAR!

Tiago 1:13 – “Ninguém ao ser tentado diga: Sou tentado por Deus, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Mas cada um é tentado quando atraído pela sua própria concupiscência.”

Veja o que diz Tiago:

“Somos atraídos pela nossa concupiscência” – Em outras palavras, somos atraídos por aquilo que mexe com o nosso lado mais fraco!

- Do que a abelha gosta? Pólen... flores....

- O nosso lado carnal gosta do que? Coisas carnais e pecaminosas!

POR EXEMPLO: O materialista ou cobiçoso... aquele que quer ficar rico a qualquer custo... Veja o que a bíblia diz sobre isso:

“Ora os que querem ficar ricos caem em tentação e ciladas ...porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males...” 1Tm 6.9,10 (veja mais: Pv 28.20)

- Em outras palavras para esse tipo de pessoa, trabalhar em lugares onde há grande circulação de dinheiro, não é bom (pois mexe com aquele lado mais fraco que temos)

Note que em nenhum lugar na Bíblia, vemos Jesus nos instruindo a orar no sentido de Deus tirar a tentação do nosso coração!

Lucas 22:40“Oreis para que não entrais em tentação”... Jesus não disse: orai para não teres tentação... pois todos nós temos um lado fraco e esse lado andará conosco até o dia em que o nosso corpo for transformado...

  • · Evitar o “entrar em tentação”
  • · Evitar estar aonde somos tentados!

Mateus 6:13“não nos deixe cair em tentação, mas livra nos do mal” (oração modelo)

  • · Mais uma vez, Jesus não nos instrui a orar para NÃO termos mais tentações… é como se a tentação não pudesse ser tirada de nós!
  • · É como se a tentação fosse inevitável!
  • É Cristo dizendo… a tentação está logo ali, ore para não cair nela ou não ceder a ela!!!
  • Nesse caso, a minha teoria é valida, se não tem como tirar a tentação do nosso caminho, vamos mudar de caminho!!!

Jesus foi tentado... Nós também seremos!

1º Melhor Remédio para vencer a tentação?

  • · Evitar aquilo que nos tenta!
  • o Locais, ambientes, amigos, setores na empresa e etc

2º Melhor Remédio para vencer a tentação?

  • Fugir daquilo que nos tenta!
  • Sem saber, eu entrei num lugar que possuía algo que me tentava! PELA MESMA PORTA QUE EU ENTREI, EU VOU SAIR!!!
  • José na casa de Potifar!

3º Melhor Remédio para vencer a tentação?

· Resistir – Esse só em casos muito excepcionais! Esse é o mais perigoso, pois nem sempre temos a força para resistir nossos próprios desejos!

· “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”

· O melhor mesmo, é aplicar os primeiros dois remédios que eu vos dei!

· Frases sobre Tentação

· "A única maneira de nos livrarmos de uma tentação é cedermos a ela." – Nesse caso, tentação cedida, deixa de ser tentação e passa a ser pecado!!! Tentação só atrai enquanto ela for tentação, depois do ato cometido, vem o sentimento de culpa e dor (RCL)
(Oscar Wilde)

· "O fogo prova o ferro, e a tentação prova o justo." (Tomás de Kempis)

· "A tentação começa como hóspede, mas continua como hospedeiro." Ele entra como convidado e acaba se tornando dono da “pensão” (RCL)
(Textos Judaicos)

· "Há várias maneiras diferentes de se proteger contra a tentação, mas a mais segura é a covardia." (Mark Twain)

· "Aqueles que fogem da tentação deixam um endereço para correspondência." (Lane Olinghouse)

· "A tentação é doce no início e amarga no fim." (Textos Judaicos)

· "A tentação revela o que somos." (Tomás de Kempis)

Pequena história sobre tentação...

· Capítulo 1 – Eu ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu caio dentro. Eu estou perdido. . . . Estou desamparado. A culpa não é minha. Leva muito tempo para conseguir sair.

· Capítulo 2 – Eu ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu finjo que não vejo. Eu caio dentro novamente. Eu não posso acreditar que estou no mesmo lugar, mas a culpa não é minha. Ainda leva muito tempo para sair.

· Capítulo 3 – Eu ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu vejo que está lá. Eu ainda caio dentro. . . . É um hábito. Meus olhos estão abertos. Eu sei onde estou. É minha culpa. Eu consigo sair imediatamente.

· Capítulo 4 – Eu ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu passo ao lado do buraco.

· Capítulo 5 – Eu ando pela rua.

Vamos sempre entender e crer de que tentação é uma arma poderosa e para vence-la, há uma formula simples: evite ela, fuja dela ou em utlimo caso resista a ela!!!

Deus vai te ajudar!

Robert Cleveland Lambeth – Apenas expondo alguns de meus pensamentos!

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário