Quem pode ser chamado de exemplo!

  • Quem pode ser considerado um exemplo?
  • Quem pode ser seguido?
  • O que faz de alguém um exemplo?

Essas são perguntas frequentemente perguntadas por pessoas sinceras que querem crescer na Vida e seguirem os passos de pessoas que as levarão a uma vida mais abençoada! Afinal de contas, “se um cego seguir outro cego, os dois cairão no buraco”!

Primeiramente, quem pode ser considerado um exemplo? A primeira qualidade de um exemplo é a humildade em seguir outro exemplo! Paulo disse: “segui a mim, enquanto eu sigo a Cristo”. Um exemplo sempre será submisso a alguém! Como pode alguém querer liderar se ele mesmo não é liderado por alguém! (Rebeldes não são exemplos a serem seguidos!)

Depois temos a questão dos “frutos”, ou seja, seguir alguém que não produz nada, ou que produz frutos ruins, é perda de tempo! Um exemplo a ser seguido, é aquele que humildemente segue alguém e que produz frutos dignos de serem imitados! Não siga alguém que tem uma vida torta! Não siga alguém que não tem uma vida espiritual equilibrada! Se você fizer isso, você acabará sendo o que ele é!!!!

Você quer imitar um fracassado? Você quer se espelhar em alguém que nada de bom tem em sua vida?

Por exemplo…

Michael Jackson é um exemplo a ser seguido? Morrer de overdose, sexualidade duvidosa, envolvido em suspeitas graves de pedofilia? Sim, ele ficou famoso e rico… mas morreu tragicamente e de maneira vergonhosa! O máximo de exemplo que ele nos deixou é de não seguir os seus passos!!!

Um exemplo tem mais do que fama e dinheiro… ele tem caráter, temor e respeito!

Um exemplo, pode ser aquele Pai que dificultosamente criou 8 filhos, os educou a serem profissionais respeitáveis, serviu a Deus, foi fiel a família e etc.… Esse tipo de exemplo não é postado nas colunas sociais dos jornais mas é algo nobre que pode e deve ser imitado!

O Apostolo Paulo falou muito sobre esse tema… Ele disse:

  • Quem não governa a sua casa, não pode governar a casa de Deus – Ele dá mal exemplo – Isso é forte!
  • O Exemplo, tem de ter bom testemunho dos de dentro (da Igreja) e dos de fora! Não pode ter o nome sujo, nem entre os vizinhos!
  • O exemplo tem de ser: honesto, não espancador, não ter dividas não pagas, não mal dizente, não intriguento, não fofoqueiro!!!
  • Esses dias, fiquei sabendo de pessoas que estavam chamando um suposto Pastor para orar em suas casas! Eu perguntei: quem é esse Pastor? Onde ele congrega? Debaixo da autoridade de quem ele está? Meditante as respostas que me foram dadas, eu disse: não ponha esse homem dentro de sua casa, pois ele será maldição para a vida dos irmãos!
  • Não adianta pregar bem! Não adianta ter carisma… Tem que viver uma vida exemplar!

Em quem você está se espelhando?   No líder malandro, que não ora, que tem a vida totalmente torta… (aliás, lideres malandros, só conseguem liderar malandros!) se esse for o caso, você vai cair no buraco igual ele! Mas espero que o exemplo que você está seguinte, é aquela pessoa coerente, que vive uma vida emocionalmente e socialmente equilibrada, que fala sim – sim e não – não! Alguém que já provou ser digno de respeito e consideração!

Na Bíblia podemos notar vários que foram colocados como exemplo:

Paulo, Pedro, João (nomes famosos)… também temos o nome de alguns não tão conhecidos, mas que receberam elogios pela sua conduta como Áquila e Priscila, Eubulo, Lino, Onesiforo entre outros (nomes desconhecidos mas que foram saudados com honra pelo Apostolo)

Também a Bíblia menciona sem dó o nome daqueles que deshonraram a verdade e trouxeram vergonha ao povo de Deus como por exemplo: Demas, Fileto, Himeneu entre outros! Paulo disse: esses ai, não é para saldar, comprimentar, não deixe eles entrar na sua casa… pois eles pervertem a fé do povo! A Biblia diz: MARQUE AQUELES QUE TRAZEM DIVISÃO ENTRE VÓS!!!! Esse marcar, é literalmente colocar um “X” nessas pessoas…

Elimine e influencia de certas pessoas na sua vida!!! Siga pessoas que andam corretamente perante a Deus, que são submissas, que oram e são tementes a Deus e PRINCIPALMENTE QUE TENHAM FRUTOS NA SUA VIDA!!!!

Vamos procurar em nosso meio, homens que tem dado a sua vida em prol da obra do Senhor e que podem servir de exemplo para as nossas vidas! Ser um exemplo a ser seguido requer mais do que o titulo de Pastor, Bispo, Apostolo, Evangelista, Revelador, Cantor e etc… ser exemplo requer caráter!

Robert Cleveland Lambeth

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário