Analisando a história pela ótica de Hagar!

Gen 21

A história de Hagar é muito conhecida. De certo modo, é uma história muito triste.

Ela era uma das empregadas de um homem MUITO rico pelo nome de Abraão

- Deus havia dado uma promessa a Abraão, e porque essa promessa estava demorando para se cumprir, num momento de carnalidade, Sara (esposa do Chefe)  maquina um plano, e de repente Hagar aparece na história!

- Porque Hagar foi escolhida? Provavelmente pela amizade dela com Sara... Pelo lugar de Hagar dentro da estrutura familiar da familia de Abraão (em outras palavras, ela mesmo sendo empregada, tinha uma certa posição) Vai prestando atenção nesses detalhes!

- Hagar não procurou Abraão... Ela foi entregue a Abraão

- Ela era simplesmente para ser uma mãe de proveta... barriga de aluguel (e como naqueles dias não havia inseminação artificial) gerou-se um relacionamento – físico e emocional!

- De certo modo... ela foi usada!

- Ela fez o que tinha que ser feito, fez o que lhe mandaram fazer... e logo começou os problemas dela!

- Agora a patroa dela, olhava para ela com outros olhos!

- Aos poucos ela perdeu o seu lugar dentro da familia...

- O caso tornou-se ainda mais insustentável, depois que Isaque nasceu!!!

- E por 14 anos, o clima foi piorando, piorando, piorando... até que ela foi expulsa de casa!

Hagar tinha todos os motivos do mundo para estar triste e amargurada...

  • - Ela foi despejada da casa dela (SEM 30 DIAS DE AVISO!!!)
  • - Demitida pela patroa sem direito a nada... (exceto uma garrafa de água e um pedaço de Pão – Foi só isso que ela levou)
  • - Abandonada pelo Marido... (OU MELHOR O PAI DO FILHO DELA)
  • - Rejeitada pelos amigos... (NINGUÉM TENTOU ACUDIR ELA…)

Sim ela estava...

  • - Amargurada... (AMARGURA É CAUSADO PELA DOR…)
  • - Triste...
  • - Decepcionada... (COM A VIDA E COM TODAS AS PESSOAS QUE ELA ATÉ ENTÃO CONFIAVA)

Afinal de contas, ela tinha sido...

  • - Usada e abusada (VOCÊ SABE DO QUE ESTOU FALANDO)
  • - Maltratada e humilhada…
  • - Abandonada…
  • - Financeiramente quebrada....

Em outras palavras: ELA TINHA RAZÃO E DIREITO POR SE SENTAR EMBAIXO DE UMA ÁRVORE NO DESERTO, CHORAR E ESPERAR A MORTE! VEJA TUDO QUE HAVIA DADO DE ERRADO NA VIDA DELA!

  • Porque continuar a viver?
  • Ir para aonde?
  • Fazer o que daqui para frente?
  • O negocio é esperar a morte!!!!

Mas com tudo isso, ela tinha UMA COISA A FAVOR DELA!!!

UMA PROMESSA DE DEUS NA VIDA DELA...

O FILHO DELA SERIA UMA GRANDE NAÇÃO

GEN 16:10 – DELE FAREI UMA GRANDE NAÇÃO, SERÁ TÃO GRANDE QUE SERÁ IMPOSSIVEL CONTA-LA!!! (E Deus cumpriu a sua promessa, pois Ismael é o pai de todos os Arabes do mundo… será que dá para conta-los???)

Os homens falham, Abraão falhou. Sara lhe traiu… Mas Deus foi fiel!

Voltando a história…

Ela estava no deserto, morrendo de sede ao lado do poço!!! Porque ela não viu o poço? Será que Deus cavou aquele poço para ela, naquele momento, ou será que o poço já existia? O POÇO JÁ ESTAVA LÁ E ELA ESTAVA SENTADA PERTO DO POÇO!!!

PORQUE ELA NÃO VIU O POÇO? É simples… ela estava amargurada, chorando demais, olhando demais para os problemas… Isso tudo atrapalha a nossa visão! As vezes não enxergamos a providencia de Deus, pois estamos olhando demais para os “negativos da vida”.

O Anjo disse a ela: PARE DE CHORAR E VEJA… TEM UM POÇO AI DO SEU LADO!!!

RESUMINDO…

Muitos de nós temos motivos legitimos para estarmos abalados e tristes! Muitos de nós choramos por motivos reais… Afinal de contas, a VIDA É DURA!!!! Mas entenda uma coisa, NENHUMA DAS COISAS QUE TE FAZEM CHORAR, foram causadas pela infidelidade de Deus. Os homens podem te magoar… a vida pode te maltratar… Mas Deus é fiel em cumprir as suas promessas na sua vida!!! E ELE NÃO VAI DEIXAR VOCÊ MORRER NO DESERTO!

PARE DE CHORAR UM POUCO E VEJA O POÇO DO SEU LADO… Nesse poço, você encontrará as substancias necessárias para te levar para aonde Deus te querer!!!

Robert Cleveland Lambeth

--------------------------------------------------------------------

Será que combina?

Quis o Criador abençoar o talento de Ailton André Nunes e ele acabou traçando seus passos no compasso do surdo de primeira. Ou melhor, da ‘Bateria Surdo Um’. Foi a paixão pelo ritmo, surgida quando ainda era moleque e rolava pelo lixão do Chalé, no Morro da Mangueira, em busca de latas e papelão para fazer tambores afinados com o calor de fogueiras, que fez o hoje presbítero, (uma espécie de líder) da Igreja ‘Renascer em Cristo’, aceitar o convite do presidente Ivo Meirelles e se tornar, há pouco mais de um mês, o novo mestre de bateria da Verde e Rosa.

Contradição com a fé? Não para Ailton, percussionista profissional, 39 anos, casado, pai de duas filhas e avô de outra menina. “Sou um servo de Deus e acredito que as pessoas têm um dom. E acredito no plano de Deus para a minha vida. E faz parte passar por isso, estar à frente da bateria”, explica o maestro, que também é um dos autores do samba que homenageia Nelson Cavaquinho, enredo da escola.

Enviado pelo presb. Marcelo Pinheiro – Campinas, SP

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário