Resumo de minha Mensagem pregada na Sede Regional IAB – SP / Dia 06-06

História muito dramática! Não se vê esse tipo de coisa acontecendo em nossos dias!!! Note de que aqui, o fervor andava acompanhado do temor! Talvez seja isso que está faltando na Igreja nos dias de hoje! Queremos a parte “emocional” do servir a Deus, mas não queremos o compromisso em fazer as coisas certas!

Atos 5: 1 – 12

No momento desse acontecimento, a Igreja ainda estava dando os seus primeiros passos!

- Aqui tudo ainda era novidade... todos estavam desfrutando do PRIMEIRO AMOR...  (como é bom, esse período de novidades e entusiasmo!)

- O povo estava tão feliz e alegre com tudo que estava acontecendo, que a Biblia ao relatar esse estado de espírito disse:

“Era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que alguma coisa do que possuía era sua própria, mas todas as coisas eram comuns” (ver 32)

- Era só alegria... Inclusive a Bíblia fala que nessa época não havia entre eles necessitado algum pois tudo era em comum!

NA IGREJA PRIMITIVA ERA CULTO DE PRIMICIAS TODOS OS DOMINGOS!

- E é nesse clima, que encontramos a história de Ananias e Safira! Eles empolgados por  esse clima e contagiados com esse espírito, vendem uma propriedade e supostamente trazem o dinheiro da venda aos Apostolos, como todos os outros estavam fazendo!

(Inclusive a Biblia fala um pouco antes da história de Ananias e Safira a história de José ou Barnabé, que tinha feito isso momentos antes)

- Um detalhe ligado com a história deles, é que aparentemente, essa não era a única propriedade deles... Eles venderam “uma propriedade” (isso nos leva a crer de que vender essa propriedade não iria empobrecer eles por completo)

- VEJA QUE O PECADO DE ANANIAS E SAFIRA NÃO FOI ROUBO... E sim mentira!

- O que eles fizeram foi ter vendido uma propriedade por certo valor, retiveram parte desse valor, e trouxeram o resto (o que sobrou) e deram como se fosse os 100%

         * Agora eles não eram obrigado a dar nada... ou eles poderiam ter dado só 50% - na clareza de que era só 50%! O problema deles, é que eles mentiram...

Agora isso tudo os irmãos já sabiam... e não é sobre isso que eu quero falar...

O que me chama a atenção é como essa história se desenrola!

- Primeiro vem Ananias e faz o papel dele e morre..

- (ver 7) – Três horas depois vem Safira a mesma Igreja com a mesma história... e a Bíblia diz que “ELA NÃO SABIA DE NADA QUE TINHA ACONTECIDO COM O MARIDO DELA”.

VEJA QUE HISTÓRIA LOUCA... O MARIDO MORRE E É ENTERRADO E A ESPOSA NÃO SABIA DE NADA! NEM NO ENTERRO DELE ELA FOI!

COMO ESTÁ A SAUDE DO SEU MARIDO OU ESPOSA! ELE ESTÁ VIVO OU MORTO!

Eu fico preocupado quando eu vejo desigualdade em familias ao servir a Deus! Como pode um casal andar junto em tantas áreas, mas vir a Igreja (ou servir a Deus) separadamente!

Veja bem, Anannias e Safira, eram bem acordados quando as coisas eram materiais! Mas nas coias espiriutuais… eles estavam separados! Eu conheço maridos que andam “várias“ horas a frente da familia… e isso não é certo! Se vamos para a Igreja, vamos como familia, vamos juntos!!!

 Gen 4:9 – Disse o Senhor a Caim: onde está Abel teu irmão? Ele respondeu: não sei! Por acaso sou eu tutor (ou guardador) do meu irmão!

A RESPOSTA É SIM!!!

VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO SEU IRMÃO!

Esse negócio de servir a Deus é algo que fizemos em comunhão com aqueles que estão ao nosso redor!

Sabe o que tem me irritado nesses ultimos dias, é o descaso e a despreocupação que certas familias tem uns com os outros no que se refere ao servir a Deus! Pais que sabem tudo sobre os filhos, menos como vai a vida espiritual deles! Pais que controlam todas as ações dos filhos, mas não notam que eles não estão servindo a Deus como deveriam! Sim nós somos tutores dos nossos irmãos, filhos, maridos, esposas e etc! Marido tão ciumento da esposa que todo dia vai bisbilhotar o celular dela, examinar a sua bolsa para ver se não acha alguma evidencia de má conduta… mas não tem tempo ou preocupação para examinar a vida espiritual do companheiro! Esse dias eu perguntei a um marido: aonde está sua esposa? Ele me disse tá ali (isso foi no culto). Eu disse: ela não está no culto! Ele foi procurar e não encontrou a esposa… sabe qual foi a reação dele: deve ter dado algum problema no onibus dela e ela não chegou! Ele nem tinha notado de que ela não estava no culto! Será que isso está certo! Eu acho que não! NOSSA FAMILIA É A NOSSA RESPONSABILIDADE!!! A mesma mão de ferro que você usa para controlar “ tudo “ dentro de casa, use para controlar a vida espiritual de sua familia!

Seja como Jó!

Jó 1:5 ao 8 – Jó santifica os seus filhos e oferece sacrificos por eles! Veja a preocupação desse Pai… ele acordava de madrugada e oferecia sacrificios pelos seus filhos, em caso de eles terem pecado contra Deus!

Salvação é individual, mas precisamos da coletividade para nos ajudar na jornada! Se você é Pai, Mãe ou até filhos… olhe em sua volta, examine a vida espiritual dos seus companheiros, monitore eles, ajude eles, pois usualmente quando um cai, ele afeta todo o resto da familia!

Robert Cleveland Lambeth

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário